quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O dia em que o Sol parou no céu e outro em que ele retrocedeu


“Sol, detém-te sobre Gabaon, e tu, Lua, sobre o vale de Ajalon”, assim está escrito em Josué 10, no antigo testamento. E o dia durou duas vezes mais do que o normal.


Algumas estórias inventadas que circulam pela Internet, de que esse longo dia de Josué afeta a navegação espacial atualmente, quando se lança naves para outros planetas, é pura balela. A NASA não detectou nenhum dia faltando no nosso calendário além dos dez dias que o papa Gregório XIII suprimiu nos idos de 1582, em conseqüência das decisões tomadas no Concílio de Trento. Não existem meios de se comprovar esse “milagre” bíblico na natureza, assim como não é detectável, pelas missões interplanetárias, os dez graus que o profeta Isaías fez o Sol retroceder no céu para prolongar a vida do rei Ezequias.


Da palavra de Deus podem surgir tantos mundos quanto julgar necessária a fé judaico-cristã, o que é tão certo quanto os mundos possíveis que nossas palavras podem realizar quando usadas conscientemente. O que vemos, em geral, são fragmentos caóticos do mundo das possibilidades. O mundo real espera por nós para ser criado. Se nos omitimos, ele se cria à nossa revelia.


Milagres à parte, em alguns lugares o Sol parece que paira imóvel no céu e fica assim por um tempo bem maior do que a gente acha razoável.


6/10/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário